Cientistas descobrem origem das vozes esquizofrenia

Vozes esquizofrenia: descoberta revela origem das alucinações auditivas

Pesquisadores da Universidade de Nova York em Xangai fizeram uma descoberta importante sobre as “vozes” que pessoas com esquizofrenia ouvem. O estudo, publicado na revista científica PLOS Biology, trouxe novas luzes sobre a origem dessas alucinações auditivas, sugerindo uma relação direta entre funções motoras e sensoriais no cérebro.

O Estudo e Seus Resultados

A pesquisa intitulada “Transformação motora-sensorial prejudicada mediante alucinações auditivas” envolveu 40 pessoas com esquizofrenia. Destas, metade relatou ouvir vozes. Usando monitores de eletroencefalograma, os cientistas conseguiram diferenciar as atividades cerebrais entre os pacientes com e sem alucinações auditivas.

Os resultados indicaram que os pacientes que ouvem vozes apresentam um comprometimento no sinal chamado “descarga corolária”, que normalmente ajuda a suprimir a percepção dos sons gerados internamente, como a própria voz. Esse mecanismo, quando ineficaz, pode ser a causa das alucinações auditivas.

Vozes esquizofrenia origem descoberta
Freepik

Entendendo as Alucinações Auditivas

As alucinações auditivas, comuns em pessoas com esquizofrenia, acontecem quando o cérebro falha em distinguir os sons internos dos externos. O estudo demonstrou que aqueles que sofrem de alucinações têm uma resposta exagerada no sinal motor “cópia de eferência”, o que contribui para a sensação de ouvir vozes sem estímulos externos.

Esse mecanismo cerebral prejudicado também foi associado à dificuldade de distinguir a fantasia da realidade, o que explica o fenômeno de “ouvir vozes” tão recorrente em pacientes com esquizofrenia.

Implicações do Estudo

Vozes esquizofrenia: descoberta revela origem das alucinações auditivas
Freepik

A pesquisa levanta questões sobre o papel das deficiências seletivas nos sinais motores e sensoriais e como isso impacta os sintomas positivos da esquizofrenia, como as alucinações. Os autores do estudo sugerem que esses resultados podem abrir caminho para novos tratamentos que busquem restaurar a função inibitória perdida nos pacientes.

A Esquizofrenia em Números

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 23 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de esquizofrenia. O transtorno é caracterizado por distorções no pensamento, percepção, emoções e comportamento. A descoberta recente pode ajudar a esclarecer um dos aspectos mais desafiadores da condição: as alucinações auditivas.

Gostou da notícia?
Compartilhe ela com alguém!

Mais Lidas

 Categorias 

 Conteúdo Exclusivo! 

Assine nossa Newsletter

Recebe as principais notícias e as melhores promoções da semana diretamente no seu email

Agora você receberá as notícias no seu email Algum erro aconteceu... Tente novamente mais tarde.
Edit Template

FRAME DE NOTÍCIAS

Sua janela para o mundo

Para ficar sempre atualizado,
nos siga nas redes sociais

© Copyright 2024 - Frame de Notícias