Saiba se “O Incrível Circo Digital” é seguro para crianças e conheça os temas abordados nesta série interativa que mistura humor e reflexão.
Um grande sucesso de audiência tanto na Netflix quanto no YouTube, onde o vídeo já conta com mais de 350 milhões de visualizações em menos de um ano, O Incrível Circo Digital é uma animação que pode enganar um pouco por seus visuais coloridos e caricatos. Basta assistir a alguns dos três episódios já disponíveis para perceber que, enquanto a série não é exclusiva para adultos, ela traz temas que somente eles vão compreender.
Não à toa, o projeto conduzido por Gooseworx e produzido pela Glitch é considerado por muitos como uma mistura entre Toy Story e Black Mirror. Embora ele não tenha recebido uma classificação indicativa no exterior, no Brasil a recomendação é que somente jovens a partir de 12 anos consumam a obra.
Isso ocorre principalmente porque alguns dos episódios disponíveis possuem algumas doses de violência, que podem não ser compreendidas pelos mais novos. Enquanto outros temas mais maduros também estão presentes, eles podem acabar passando mais batidos por quem ainda não tem a maturidade ou o contexto necessário para compreendê-los.
Sobre o que é O Incrível Circo Digital?
Lançado originalmente no YouTube no dia 13 de outubro de 2023, O Incrível Circo Digital conta a história de Pomni (Lizzie Freeman), uma jovem que se vê presa em um mundo completamente digital. Ao chegar nesse local, ela é recepcionada por Caine (Alex Rochon), uma inteligência artificial que tem dentes no lugar de sua cabeça.
Junto de outras cinco pessoas, a personagem principal tenta encontrar um caminho para casa, mas não demora a perceber que essa vai ser uma tarefa difícil. Muito disso acontece graças à intervenção de Caine que, com suas piadas e ações inconsequentes, acaba mais atrapalhando do que ajudando.
O que torna O Incrível Circo Digital especialmente atraente para adultos não é exatamente seu visual, mas sim os temas que ela acaba trazendo em seus episódios. Com um humor sombrio e com doses fortes de ironia, a série trata de temas como existencialismo, niilismo e crises de consciência, que podem ser difíceis de compreender para quem é mais jovem.
Ao mesmo tempo, a animação também traz uma série de piadas mais leves e momentos divertidos, que contrapõem muito bem seus momentos de maior tensão. Assim, faz sentido a classificação que ela recebeu do Ministério da Justiça brasileiro, que a coloca como uma animação “intermediária” entre adolescentes e adultos.
Quantos episódios a série vai ter?
Até o momento, O Incrível Circo Digital possui somente três episódios disponíveis, e ainda não está claro qual será sua duração máxima. Antes da estreia da terceira parte, o criador Gooseworx anunciou que já tinha rascunhos prontos para pelo menos o sexto capítulo, mas não confirmou se ele seria o último.
O calendário de estreia da animação também foge do convencional, dado que a Glitch é um estúdio pequeno e com recursos limitados. Até o momento, cada um tem demorado entre cinco a seis meses para ser liberado, o que tem ajudado a alimentar a ansiedade do público. No entanto, vazamentos recentes indicam que esse ritmo pode ser acelerado, com a quarta parte estreando no dia 13 de dezembro deste ano no YouTube e na Netflix.
fonte: Tecmundo
O Incrível Circo Digital é seguro para crianças?
“O Incrível Circo Digital” é uma animação que mistura humor sombrio e temas profundos, como existencialismo, voltada para adolescentes e adultos. Apesar de seu visual infantil, a série aborda questões complexas, sendo recomendada para maiores de 12 anos. Atualmente, possui três episódios disponíveis, com novos previstos para dezembro.