Dois cometas brilhantes iluminam o céu de outubro em um espetáculo raro e deslumbrante.
O telescópio de pesquisa ATLAS detectou um cometa se aproximando do Sol ao mesmo tempo em que astrônomos e observadores do céu estão se preparando para ver e fotografar o cometa C/2023 A3, que será visível a olho nu após o pôr do sol por algumas semanas, começando por volta de 9 de outubro.
O novo cometa, inicialmente nomeado A11bP7I — agora chamado de C/2024 S1 —, parece ser incomumente grande e pode se tornar um “objeto significativo a olho nu até o final de outubro”, segundo o site SpaceWeather.com.
Como, Quando e Onde Ver o Cometa C/2024 S1
Espera-se que o cometa C/2024 S1 faça sua aproximação em 23 de outubro e atinja seu periélio — ponto mais próximo ao Sol — cinco dias depois, em 28 de outubro. Esta última data parece ser o melhor momento para observá-lo, pois ele pode alcançar um brilho de magnitude -8,3, o que significa: mais brilhante do que Vênus, o objeto mais luminoso do céu, exceto pelo Sol e a Lua.
Melhores Momentos para Ver o Cometa C/2024 S1
De 24 a 28 de outubro, o C/2024 S1 poderá ser visto do Hemisfério Sul e de regiões próximas ao equador, antes do nascer do sol. Durante este período, ele pode se tornar visível a olho nu, segundo o aplicativo StarWalk. A cada manhã, ele se aproximará ainda mais do Sol.
No entanto, há uma advertência importante. Cometas são imprevisíveis e podem se desintegrar ao se aproximarem do Sol. A data crítica para o C/2024 S1 é 28 de outubro, seu periélio.
Como, Quando e Onde Ver o Cometa C/2023 A3
O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) — também conhecido como cometa A3 — já passou pelo seu periélio no dia 27 de setembro e fará sua maior aproximação da Terra em 12 de outubro. O melhor momento para observá-lo pode ser no dia 10 ou 11 de outubro, quando ele pode brilhar o suficiente para ser visto a olho nu.
Melhores Momentos para Ver o Cometa C/2023 A3
Em 12 de outubro, o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) deverá ser melhor observado do Hemisfério Norte e de regiões próximas ao equador após o pôr do sol. Ele brilhará próximo a uma Lua minguante com apenas 9% de iluminação e à estrela Regulus, a mais brilhante da constelação de Leão, antes de começar a perder brilho gradualmente enquanto se afasta da Terra nas dez noites seguintes.
As chances de observação do C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) são mais garantidas, pois ele já sobreviveu ao seu periélio. Sua posição favorável significa que sua cauda poeirenta provavelmente refletirá a luz solar devido a um fenômeno chamado “dispersão para frente”, que direciona a luz refletida na direção da Terra.
fonte: forbes
Cometas Brilhantes Iluminam o Céu em Outubro
Em outubro de 2024, dois cometas, C/2024 S1 e C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), iluminarão o céu em um raro espetáculo astronômico. O cometa C/2024 S1 será visível a olho nu entre 24 e 28 de outubro, com seu ponto mais brilhante previsto para o dia 28, embora haja o risco de desintegração. Já o cometa C/2023 A3 poderá ser observado após o pôr do sol, com seu melhor momento em 12 de outubro, quando estará visível no Hemisfério Norte. Ambos prometem oferecer uma visão deslumbrante, especialmente para observadores no Hemisfério Sul e regiões próximas ao equador.